terça-feira, 6 de dezembro de 2011

GAVIÃO CARCARÁ AVISTADO NA PLANÍCIE

A 6 de dezembro de 2011, nosso amigo e colaborador Noronha nos enviou o seguinte email:

"Hoje pela manhã avistei pela primeira vez na planície do Pântano do Sul, Florianópolis. Novidade para mim que conheço o local há mais de vinte anos. Alguém conhece?"

Bem, esse é o gavião carcará, ameaçado de extinção!!!
Belas fotos!
Leiam abaixo maiores informações sobre essa bela ave!



Nome científico: Polyborus plancus
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
O Gavião Carcará é uma ave altiva, imponente e forte, conhecida por sua excepcional visão e coragem, longo raio de ação e controle do território onde habita.
O comprimento varia de 50 a 60 cm, e sua envergadura chega a 123 cm. A penagem é alvinegra, apresentando manchas mais claras nas pontas das asas, e tem a face nua, amarela ou vermelha. Possui um penacho nucal, que confere à sua cabeça uma forma característica. Suas pernas são grandes e fortes. Quando jovens são pardos, com peito estriado, face violácea ou amarelo-clara e pernas amareladas ou esbranquiçadas. Observando sua cabeça, logo se pode notar ser um carcará pelo formato inconfundível.
Este gavião é conhecido também por caracará na Serra da Canastra. Sua alimentação é composta de insetos, ovos de outras aves, aranhas, minhocas, cobras e outros invertebrados, além de alguns vertebrados, muitas vezes já mortos e até em início de decomposição. Costuma matar suas presas com bicadas na nuca. Come também frutas e grãos que encontra no chão. É dotado de poderoso sistema digestivo e o que não consegue digerir é regurgitado
Seu habitat são os campos, cerrados, matas e caatingas, e também a orla marítima. Com a redução do habitat, tem sido visto cada vez mais também nas grandes cidades. Ocorre da Flórida (EUA) à Terra do Fogo (Argentina/Chile) bem como no Brasil. Está ameaçado de extinção, pela destruição de seu habitat natural e pela caça indiscriminada.


Costuma fazer o ninho entre ramos de árvores muito altas, como os eucaliptos, com estrutura rasa de gravetos e pedaços de madeira. A cor de sua face muda de vermelho para amarelo quando se excita sexualmente. Põe 2 ou 3 ovos, às vezes (raramente) 4, de colorido que varia entre branco, vermelho-esbranquiçado, camurça ou vináceo, com manchas vermelho-pardas. Os ovos medem 56-61 x 44-47 mm e são chocados pelo casal durante 28 dias. Normalmente os pais criam um único filhote por ninhada.
DO BLOG:



Nenhum comentário:

Postar um comentário